quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O Brasil é um país racista?

Acreditamos que sim. A desigualdade racial no Brasil é a representação de uma cultura preconceituosa, imposta pela educação que recebemos. O nível dessa cultura é o que nos leva a formar um conceito tão desumano sobre as diferentes origens e diversidades.
           Nos livros didáticos, vemos que a história dos negros no Brasil enfatiza uma vida de escravidão, sofrimento, humilhação e dor. E a criança negra na escola só tem acesso a historia de seus antepassados, como um povo inferior. E dessa forma, é compreensível que essa criança queira esconder suas origens, desencadeando um processo de preconceito entre os colegas de classe e depois, no próprio meio social em que vive.
Pesquisando no dicionário Aurélio a palavra preconceito, encontra-se ”Uma forma de pensamento na qual a pessoa chega a conclusões que entram em conflito, com os fatos,por tê-los prejulgados”. Num país onde o slogan é “Brasil um país de todos!”, como podemos semear uma cultura tão desigual? De que forma poderíamos colher bons exemplos, aonde um deveria respeitar o outro, ao invés prejulgá-lo? Ainda há tempo de formar uma cultura diferente aonde o ser humano é trato como dignidade. Ainda há tempo para o preconceito deixar de existir se pessoas olharem por trás da cor da pele. Ainda há tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário